Blog Dicas de Saúde

Açafrão: o aliado do cérebro e da perda de peso

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 01/08/2016

O Açafrão da Terra, também conhecido como Cúrcuma ou Açafrão da Índia, se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. 

O Açafrão também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória.

O tempero ainda conta com ferro, que previne anemias, manganês, essencial para o controle do colesterol, cálcio, que é aliado dos ossos e dentes, e magnésio, importante para o metabolismo de glicose. Possui proteína, boa para os músculos, gordura e um elevado teor de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal. No entanto, o seu grande valor reside na curcumina, um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória, responsável pela cor amarela intensa do Açafrão.

A curcumina desintoxica o fígado, é benéfica para o coração, ajuda no controle do diabetes, neutraliza radicais livres, reduz a inflamação da artrite, e tem ação analgésica. Age no metabolismo das gorduras auxiliando na perda de peso, ajuda na acne, na psoríase e outras doenças de pele, e acelera a cicatrização. Previne a doença de Alzheimer, combate a depressão e a esclerose múltipla.

O Açafrão é uma excelente fonte de carotenoides, que ajudam na proteção dos olhos. Ele age contra a degeneração macular e catarata. Além disso, o Açafrão também ajuda na proteção dos raios solares nocivos.

Ele melhor os processos de aprendizagem, estresse e promove o bom humor, pois auxilia na produção da serotonina, hormônio responsável pela sensação do bem estar.

Inclua hoje mesmo em sua alimentação, esse poderoso tempero. Açafrão, você encontra na Mais Natural.