Blog Dicas de Saúde

Aposte na chia para emagrecer

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 21/01/2019

Além de ajudar no emagrecimento, a chia traz vários benefícios à saúde. O segredo está na sua capacidade em absorver 12 vezes o próprio peso em água. O grão ainda tem uma capa de gel que, em contato com a água, infla, o que aumenta a sensação de que o estômago está cheio e, consequentemente, adia a fome.

Por conter alto teor de fibras, a chia também ajuda quem tem intestino preguiçoso. Mas atenção: ela só funciona para quem bebe bastante líquido. Que tal carregar uma garrafa d’água o dia todo com você?

A Chia é rica em ômega-3, gordura boa que auxilia o corpo na prevenção de doenças cardíacas. O grão também regula a pressão arterial e reduz as taxas de colesterol e triglicerídeos.

Um estudo provou que estudantes que ingeriram uma dose diária da chia reduziram os níveis de ansiedade em comparação a quem tomou placebo. O ômega-3 da chia ajuda na prevenção da depressão, ansiedade, agressividade, falta de memória e desatenção.

Por conta das fibras, a chia ajuda na redução da glicose e, por isso, previne o diabetes. As fibras do grão diminuem a velocidade com que o açúcar é absorvido no organismo.

Para emagrecer, coma o grão uma hora antes do almoço e uma hora antes do jantar. Para obter os benefícios à saúde, acrescente-o à comida. Uma colher de sopa por vez é o suficiente.

Chia, você encontra na Mais Natural