Blog Dicas de Saúde

As Maravilhas do Chá Verde



Publicado em 12/07/2020

No inverno todos engordam um pouco... Esta é uma famosa desculpa que muitos encontram para justificar os quilinhos a mais quando estamos no inverno. Nesse período, nosso corpo precisa de um pouco a mais de calorias, em torno de 150, ao longo do dia para manter o corpo na sua temperatura normal. Nessa estação, transpiramos menos, o que consequentemente faz com que armazenemos mais água em nosso corpo, dando a sensação de inchaço.

O chá verde é uma bebida apreciada há mais 5.000 anos na China. Feito a partir das folhas da planta Camellia sinensis que é rica em antioxidantes, incluindo polifenois que neutralizam os radicais livres. Com isso, apoia a saúde cardiovascular e metabólica, reduz a pressão arterial e a oxidação do colesterol, auxiliando na redução do risco de doenças cardiovasculares.

Como contém uma pequena quantidade de cafeína, o chá verde pode melhorar o foco, a capacidade de atenção, o humor, a função cognitiva e o desempenho físico. É a melhor fonte de L-theanina, um aminoácido que promove um estado de calma e relaxamento. Assim, o chá verde oferece os benefícios do estado de alerta associado à cafeína, mas sem a sensação de "nervosismo" geralmente experimentada como efeito colateral do café. Estudos mostram que a L-teanina exerce efeitos anti-ansiedade aumentando os níveis de dopamina no cérebro (ótimo para quem tem TDAH).

Pesquisas com idosos mostram que o chá é a bebida da longevidade. O chá verde beneficia o sistema imunológico, fortalecendo as defesas e auxiliando na qualidade de vida.

Em resumo, o chá verde acelera o metabolismo, queimando gordura corporal, previne o envelhecimento precoce das células, diminui as taxas de colesterol, reduz a absorção do ferro, sendo excelente para quem tem excesso de ferritina.

Green Tea ou chá verde é na Mais Natural.