Blog Dicas de Saúde

COLAGENO TIPO 2 E A DOR NAS ARTICULACÕES



Publicado em 10/11/2019

O colágeno é uma proteína que faz parte da cartilagem, ossos e outros tecidos em animais e seres humanos. O colágeno tipo 2 é produzido por estruturas chamadas condrócitos, que são a matriz não-celular da cartilagem. Podemos imaginá-lo como um líquido que preenche o interior da cartilagem.

Provavelmente, você já ouviu falar sobre colágeno, aquela substância naturalmente produzida pelo corpo humano que é responsável pela firmeza e pela elasticidade da pele, das unhas e do cabelo. Ele é responsável por manter nossa pele jovem, bonita e viçosa. Além disso, também contribui para conservar cabelos e unhas fortes e, ainda, preservar a integridade de ossos, cartilagens e tendões.

Mas, você conhece o colágeno tipo 2? E sabia que esse composto pode auxiliar nas dores articulares? Na medida em que vamos envelhecendo, o corpo diminui a produção natural de colágeno. Assim sendo, muitas vezes, a suplementação é necessária. O colágeno tipo II também pode ser usado para prevenir, já que pessoas cada vez mais jovens são atingidas pelas doenças articulares. Isso acontece principalmente no caso de pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade, como corrida e exercícios de impacto como crossfit.

A diferença entre o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado é que o colágeno tipo 2 é específico para agir nas articulações, mantendo sua integridade e prevenindo doenças relacionadas à falta dessa proteína no organismo.

Outra diferenciação é na quantidade de suplementação diária. Enquanto a indicação para o colágeno hidrolisado é de 10g, para o tipo II, 40mg já são suficientes.

Mas vale lembrar que a proporção recomendada depende da idade da pessoa e do objetivo da suplementação.

Colágeno tipo 2 você encontra na Mais Natural!