Blog Dicas de Saúde

Como manter seu colesterol sob controle com os óleos do bem



Publicado em 28/04/2016
O colesterol é fundamental para o bom desempenho de diversas funções no nosso corpo, como a produção dos hormônios sexuais, do cortisol e também da vitamina D, essencial na absorção de cálcio.
Dois tipos de moléculas compõem o colesterol: o LDL, o “colesterol ruim”, que, em excesso, é responsável pelo entupimento das artérias e está associado às doenças cardiovasculares; e o HDL, conhecido como “colesterol bom”, que limpa as artérias e impede que gorduras se depositem.
Dessa forma, uma alteração no nível de colesterol, aumenta os riscos de doenças cardiovasculares que são agravadas por uma série de fatores: genéticos, dieta rica em gordura animal, idade, fumo, hipertensão, diabetes, alcoolismo e histórico familiar em primeiro grau. 
A prática regular de exercícios físicos e bons hábitos de vida como evitar bebidas e cigarros são o primeiro passo para manter um coração saudável. De todo modo, seja por recomendação médica ou por precaução, muitas pessoas fazem uso da suplementação para reduzir colesterol ruim. Isso acontece devido a correria do dia a dia, pela falta de tempo ou apenas para garantir uma vida mais saudável. Na suplementação podem ser usados os seguintes óleos do bem:
Fitoesteróis: substâncias de origem vegetal que reduzem a absorção do colesterol LDL e impedem que ele alcance a corrente sanguínea. Os fitoesteróis são encontrados em óleos vegetais, cereais integrais, oleaginosas, hortaliças e frutas secas.
Ômega 3: atua na prevenção de problemas cardiovasculares e melhora os níveis de gordura no sangue, reduzindo os triglicérides e aumentando o HDL. Também apresenta ação anti-inflamatória e antioxidante.
Óleo de Chia: rico em ômega 3, 6, 9, fibras e por ser fonte de vitamina B, cálcio, fósforo, zinco, cobre, magnésio, potássio e proteína. .
Óleo de linhaça: rico em ômega 3 e 6, ácidos graxos que controlam os níveis de gordura no sangue e melhoram a imunidade.
Inclua você também os Óleos do Bem na sua alimentação e fique com os níveis de colesterol sob controle.