Blog Dicas de Saúde

Conheça os óleos funcionais que promovem saúde e ajudam a emagrecer

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 24/08/2018

Você sabia que os óleos funcionais, como o óleo de coco, óleo de linhaça, óleo de chia e o óleo de cártamo, têm vantagens que vão além da perda de peso?

Aumentar o metabolismo e a saciedade, manter a pele bonita e atenuar os sintomas do TPM são só algumas das ações comprovadas desses óleos. Eles passam por uma prensagem a frio, sem solventes e sem refinamento, garantindo que os ácidos graxos, substâncias antioxidantes responsáveis por melhorar a fluidez do sangue e diminuir o colesterol ruim,não sejam perdidos.

Estes óleos têm sido cada vez mais recomendados. Segundo os especialistas, essas versões são ricas em antioxidantes, que protegem o fígado dos processos oxidativos e evita o acúmulo de toxinas e gorduras, e possuem uma série de benefícios para o organismo, como redução do risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, auxílio no emagrecimento, redução das taxas de colesterol, ação antifúngica e fortalecimento da imunidade.

Além disso, por serem alimentos termogênicos, eles aumentam o gasto energético do organismo e, em consequência, a perda de peso e de medidas. Também promovem mais saciedade, por aumentar o tempo com que os alimentos passam do estômago para o intestino.

A gordura dos óleos funcionais é um tipo especial (triglicerídeos de cadeia média), que não tem colesterol e é rapidamente absorvida e transportada para o fígado. Se consumida na dose certa, portanto, não se acumula como gordura corporal.

E tem mais! São também ricos em triptofano, que é um aminoácido precursor do neurotransmissor serotonina, capaz de atuar no controle do sono e do apetite e na melhora do humor e dos níveis de estresse.

Vale lembrar que o consumo desses óleos deve estar sempre associado à prática regular de atividade física. Quanto ao consumo desses alimentos em cápsulas, é uma ótima e pratica solução e a recomendação é de duas cápsulas antes das principais refeições.

Óleos funcionais em cápsulas de chia, linhaça, cártamo, coco e oliva  você encontra na Mais Natural!