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Consumo de fibras e equilíbrio entre ômega 3 e 6 e ômega 9: como a alimentação pode ajudar a preveni



Publicado em 26/10/2020

Os casos de câncer de mama vêm crescendo muito no Brasil e se tornando o tipo de câncer com maior incidência e mortalidade entre as mulheres. Por esse motivo, a prevenção, assim como o controle, é de grande relevância. E dentre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, destacam-se os aspectos ambientais, nos quais os fatores dietéticos são potencialmente importantes. A alimentação é aliada da proteção.

A inclusão de hábitos alimentares saudáveis como redução do consumo de carnes vermelhas, de gorduras animais e de excesso de álcool, além do aumento no consumo de vegetais, frutas e fibras, já é bastante reconhecida. Entretanto, os alimentos e os componentes alimentares com propriedades funcionais para a quimio-prevenção vêm sendo muito estudados.

A quimio-prevenção é a associação entre vitaminas, minerais e fito-químicos (substâncias não nutrientes) que estão presentes em frutas, vegetais, grãos integrais e outras plantas, na prevenção e no controle, minimizando o impacto do surgimento desta patologia.

Estudos feitos relacionando nutrição e sobrevida após diagnóstico de câncer de mama enfatizam os efeitos benéficos dos fitoquímicos presentes na dieta, devido às suas atividades antioxidantes. Merecem destaque o ômega 3 ,6 e 9; o linoleico conjugado, as fibras, algumas vitaminas e minerais (antioxidantes) e fitoquímicos como lignanas (encontradas em grãos e sementes como a linhaça) e isoflavonas da soja.

As fibras, além de estarem presentes nas frutas e vegetais, também aparecem nos grãos integrais, na linhaça e na chia. As fibras apresentam diversas funções, mas no caso de câncer de mama, elas se destacam pela redução do estrógeno bioativo, por meio da mudança da flora intestinal e da eliminação desse hormônio pelo bolo fecal.

Os ômegas 3,6 e 9 sã  gorduras essenciais para nosso corpo, e o consumo dele ajuda na prevenção de metástases.

Um consumo muito elevado de açúcar também pode vir a ocasionar um câncer pela alta produção de insulina, que aumenta os fatores de crescimento inflamatórios do organismo.

Em termos gerais, para prevenir o câncer de mama, precisamos ter uma alimentação com baixo consumo de gorduras saturadas (leite, manteiga, queijo, creme de leite, etc) e carnes vermelhas, alimentação rica em frutas, vegetais e grãos integrais, uma quantidade adequada na razão de ômega 3 ,  6 e de ômega 9,o nosso Omega Woman baixo consumo de açúcar. Sem falar da inclusão de hábitos saudáveis como a prática regular de atividades físicas, boa noite de sono, não fumar e não ter um consumo excessivo de álcool.