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Frutas desidratadas: amigas da dieta e fontes de nutrientes



Publicado em 15/12/2019

As frutas desidratadas ou frutas secas, como também são conhecidas, são utilizadas em diversas situações e épocas do ano, principalmente nas ceias Natalinas e de Ano Novo.  Na verdade, esses alimentos tão saborosos, são também muito ricos nutricionalmente. A grande diferença das frutas desidratadas, quando comparadas às frutas frescas é o fato destas passarem pelo processo para eliminar a água, ou seja, reduz o poder de hidratação, mas preservam-se as fibras, vitaminas e minerais.

As frutas desidratadas podem ser adicionadas em preparações salgadas, como arroz a gregas ou em pratos doces, como sobremesas em geral e, ainda excelentes para os lanches intermediários às refeições principais, inclusive associadas às tão importantes castanhas. A vantagem delas é o fato de estarem prontas para consumo, sem necessidade de higienização, nem processamento como descascar ou picar, facilitando assim o consumo, no dia a dia.

A quantidade diária varia de pessoa para pessoa, mas por se tratar de um alimento natural e muito saudável, podem ser consumidos por crianças, adultos e idosos.

Para quem tem por hábito consumir doce após as refeições, as frutas desidratadas são boas opções de sobremesa, facilitando a absorção de alguns minerais e a manutenção do peso saudável, evitando assim o consumo de açúcar em excesso.

As frutas têm ação antioxidante devido as vitaminas que oferecem em sua composição. Além disso, são ricas em fibras, que ajudam a regular o intestino, equilibrar o organismo e prevenir diversas doenças.

A maioria delas possui sabor ácido/doce e têm propriedades refrescantes e adstringentes com fibras solúveis ajudando na eliminação de gordura, diminuindo o colesterol ruim e moderando o apetite.

Além de serem opções saudáveis para lanches e para driblar a vontade de comer doces, as frutas secas também fazem bem ao organismo, pois são fonte de antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais. Não é à toa que a lista de benefícios que elas trazem ao corpo é longa.

Assim, vale ter sempre damascos, ameixas, tâmaras, uva, cranberry, goji berry, banana por perto para matar a vontade de comer um doce sem fugir da dieta.

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