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Frutas secas e oleaginosas garantem o lado saudável da ceia de Natal



Publicado em 04/01/2021

Nesse período do ano, o que não pode faltar à mesa são as frutas secas e as oleaginosas, pois representam riqueza, fartura e vitalidade.

As oleaginosas, castanhas, nozes, amêndoas e avelãs vão muito além do sabor. Elas fazem parte do quadro de alimentos que beneficiam a saúde porque têm um alto valor nutricional nesta época, trazem vantagens para o organismo e ainda podem ser aliadas na perda de peso quando consumidas da forma correta. Além de compor e enfeitar as receitas, também dão o toque de saúde na ceia de Natal.

 Já as frutas secas possuem vitaminas, minerais e compostos antioxidantes e são consideradas alimentos funcionais por trazerem benefícios e ajudarem a combater doenças. Mas é preciso não exagerar na dose. Deve-se tomar cuidado com o excesso, como a fruta é desidratada, o seu açúcar fica mais concentrado, deixando-a mais docinha e muito mais fácil de comer.

Antes de se empanturrar com a ceia de Natal, é importante comer pelo menos uma porção de castanhas, nozes ou amêndoas. Em seguida, compense o exagero da refeição com algumas frutas secas no lugar da sobremesa. Uma atenção especial a esses coadjuvantes da comilança de fim de ano não só fará diferença na hora de colocar os trajes de verão, mas também protegerá contra o diabetes e as doenças cardiovasculares.

Estudos feitos mostraram dois aspectos importantes a respeito das oleaginosas. Primeiro a descoberta de que não se ganha peso, mesmo com um alto teor calórico. Isso porque a proteína vegetal do alimento interfere na saciedade do indivíduo. Outro estudo sugeriu a queda de doenças cardiovasculares quando são consumidas de três a cinco porções por dia.

Entre os benefícios das frutas secas está a sensação de que você está comendo um doce. Elas são calóricas, mas têm um teor alto de fibras. Então, podem induzir saciedade. Só as frutas secas podem não trazer esse efeito, mas associadas a uma dieta equilibrada, essa redução de peso tende a acontecer. Por isso, esse hábito deve ser levado para o resto do ano, não só no Natal.

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