Blog Dicas de Saúde

Gergelim: uma semente cheia de benefícios para saúde

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 01/08/2016

Esta super sementinha, também conhecida como “sésamo”, não serve apenas como “ornamento” para pães. Com uma longa lista de propriedades benéficas ao organismo, o Gergelim figura como um alimento extremamente funcional, contribuindo para uma dieta saudável e até para o emagrecimento.

É fonte de nutrientes essenciais como cálcio, magnésio, potássio, ferro, cobre, vitaminas A, E e do complexo B, proteínas e gorduras saudáveis.

Por ser muito rico em cálcio, o Gergelim é um ótimo alimento para prevenir a osteoporose.

Seu óleo fornece gorduras monoinsaturadas semelhantes àquelas encontradas no azeite de oliva e nas nozes, ou seja, gorduras "boas" que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).

As fibras insolúveis, as proteínas e o óleo prolongam o tempo de digestão do Gergelim, deixando a pessoa saciada por mais tempo, além de possuir ação anti-inflamatória, o que favorece o emagrecimento, tendo em conta que o tecido adiposo (gorduroso) do corpo é um tecido inflamado.

Atua diretamente sobre a quebra da gordura corporal para que seja eliminada, além de impedir que mais gordura seja formada e armazenada.

A indicação é de duas colheres de sobremesa por dia, que podem ser polvilhadas sobre arroz, saladas, frutas ou no suco. Aproveite os benefícios do Gergelim e inclua hoje mesmo, na sua alimentação.