Blog Dicas de Saúde

Maca Peruana a planta que ajuda a emagrecer, aumenta libido e a imunidade



Publicado em 01/03/2014

Uma pesquisa sobre alimentos funcionais, que ajudam a emagrecer e são bons para estimular a libido me levaram a escrever sobre a Maca Peruana, ou Maca Andina, como também é conhecida. Fonte de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e mais uma incansável lista de outros nutrientes, a Maca Peruana se tornou a nova aliada de quem cultiva uma dieta saudável.
A Maca Peruana, alimento que leva esse nome por ser mais cultivado no Peru, na parte da Cordilheira dos Andes, é um tubérculo, muito parecido com o rabanete, que é mais consumido em cápsulas ou em pó.
A raiz é um alimento muito nutritivo, repleto de vitaminas, esteróis de plantas, muitos minerais essenciais, aminoácidos e gorduras saudáveis. Tradicionalmente, tem sido usada por proporcionar uma variedade de benefícios à saúde. Tanto homens como mulheres têm relatado aumento significativo na libido e desejo sexual, aumento de energia, vigor e sensação de bem estar geral. Algumas mulheres relataram bons resultados para aliviar os sintomas da TPM e menopausa. Não contém cafeína, como guaraná e café, por isso não afeta o sistema nervoso central.

Efeito afrodisíaco: Um estudo destaca que a ingestão do tubérculo aumenta o desejo sexual e reduz os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo. Acredita-se que o alimento tenha ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, o que lhe conferiria tais efeitos estimulantes.
Ajuda a emagrecer: Embora mais da metade da composição da Maca Peruana seja de carboidratos (59%), ela pode ajudar quem deseja emagrecer por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite.
Diminui as chances de desenvolver diabetes:  A Maca Peruana diminui a velocidade da absorção de glicose pelo corpo graças ao alto teor de fibras e também porque inibe a ação de uma enzima, que atua no processo de digestão. Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que pode levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
Boa para o coração: Ela contém ômega 3, que protege a saúde cardiovascular graças a seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol. O ômega 9 nela presente, também atua sobre este, diminuindo o nível total e do colesterol ruim (LDL) e aumentando as taxas do bom colesterol (HDL). Para completar, os aminoácidos da Maca Peruana estão envolvidos no controle de gorduras no sangue e na hipertensão.
Reforça a imunidade: A Maca Peruana também é conhecida por funcionar como um tônico revigorante. Ela é conhecida como uma planta adaptógena, que como o próprio nome sugere, auxilia na adaptação a condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular.
Inimiga da osteoporose: O uso dela pode funcionar como uma medida de diminuição das chances de desenvolver osteoporose, já que 100 g oferecem 150 mg de cálcio. Fazendo uma comparação, 100 ml de leite oferecem cerca de 100 mg do mineral.

Menopausa: A Maca alivia os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor, sem os efeitos colaterais de tratamentos químico-hormonais disponíveis no mercado. A atuação do alimento sobre os níveis hormonais é, até o momento, a melhor hipótese para explicar a relação. Diminuição da fadiga, elevação na libido e barreira contra a desidratação da pele, são algumas das características observadas com o consumo do alimento.

Experimente Maca Peruana ou Maca Andina em chá solúvel ou cápsulas que você encontra nas lojas Mais Natural e fique em forma, com a libido em dia e a energia nas alturas assim como os Andes, onde ela é cultivada.