Blog Dicas de Saúde

Mix de sementes: emagrece e faz bem à saúde

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 29/09/2016

As sementes oleaginosas apresentam em sua composição uma grande quantidade de ácidos graxos, vitaminas lipossolúveis e fosfolipídios. Essas substâncias trazem inúmeros benefícios ao nosso organismo.

As oleaginosas são grandes aliadas para quem luta contra o excesso de peso. Se consumidas regularmente e com moderação, essas sementes não engordam e ainda trazem benefícios à saúde. Elas são ricas em fibras, proteína vegetal de ótima qualidade, vitamina E, antioxidantes, selênio, cobre, zinco e complexo B. 

Sementes oleaginosas: o mix perfeito para ajudar no controle do peso. 

Por conter boa quantidade destes compostos, as sementes em geral, são recomendadas nos intervalos das refeições principais por proporcionarem saciedade.

Além disso, essas sementes fazem com que os níveis de glicose, o açúcar do sangue, se mantenham estáveis, o que proporciona mais disposição e ainda ajuda a ativar o metabolismo para acelerar o gasto calórico.

Entretanto, não é apenas o poder de auxiliar na perda de peso que fazem essas sementinhas entrarem na lista de alimentos recomendados. As oleaginosas exercem papéis importantes no funcionamento do organismo e melhora da saúde. Elas são compostas por aproximadamente 60% de gorduras. Porém, essas gorduras são conhecidas como "gorduras boas", e que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom). Além disso, elas previnem o envelhecimento precoce e ajudam a manter a pele mais macia e bonita.

Com todos esses benefícios, é impossível deixar de incluir essas sementes oleaginosas no cardápio.