Blog Dicas de Saúde

Óleo de Cártamo emagrece? Mito ou verdade!

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 26/08/2013

O óleo de cártamo já circula há um bom tempo no mercado, mas ainda restam dúvidas sobre seus benefícios: ele emagrece? Segundo pesquisas, SIM! Os estudos mostram que o óleo de cártamo reduz principalmente a gordura da barriga, diminui o apetite e promove a sensação de saciedade. Dessa forma, obriga o organismo a utilizar a gordura acumulada como combustível.

Além de reduzir o apetite, o óleo de cártamo contém ácido linoleico, uma substância que retarda a liberação de gordura para as células. Outra vantagem são as propriedades anti-inflamatórias do produto, que ajudam a diminuir a celulite e a retenção de líquidos.

Fora os benefícios que ele traz para a balança, ainda faz bem à saúde, pois aumenta a massa magra, o HDL (bom colesterol), reduz o risco de arteriosclerose e diminui as chances do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

O óleo de cártamo é um potente antioxidante, rico em vitamina E, que protege as células sendo um grande potencializador do sistema imunológico.

Em um estudo realizado pela Universidade de Ohio, os participantes receberam suplementos contendo 8 gramas/dia de óleo de cártamo durante 16 semanas; eles reduziram 6,3% a quantidade de gordura da região abdominal e aumentaram 1,6% a massa magra total.

Os pesquisadores desta universidade concluíram que o consumo deste óleo aumenta a produção do hormônio adiponectina, que por sua vez promove uma “queima de gordura” mais rápida e eficiente.

O que você está esperando para entrar no próximo verão em forma e com uma cinturinha de violão? Vá até uma Loja Mais Natural e acrescente no seu dia a dia Óleo de Cártamo.