Blog Dicas de Saúde

Óleo de Linhaça e a redução do colesterol alto

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 01/08/2016

A Linhaça é uma pequena e poderosa semente utilizada no Oriente desde a antiguidade, por ser capaz de auxiliar na melhoria de várias doenças.

O óleo extraído da semente da Linhaça possui ácido graxo ômega 3 e 6, isso faz com que sua ingestão seja uma forma segura de abaixar os níveis de colesterol. 

A Linhaça é apropriada para melhorar doenças cardiovasculares, pois ajuda a evitar coágulos no sangue e reduzir as taxas de colesterol total e de LDL, colesterol ruim e aumentar as de HDL, colesterol bom.

A Linhaça possui vários componentes cujos efeitos são extremamente benéficos à saúde como: fibras, ômegas 3 e 6 (ácidos graxos), lignanas (fitoestrógenos), vitaminas A, E, B1, B6, magnésio, cobre, zinco, fósforo, potássio, ferro, cálcio, manganês e selênio. A combinação de todos esses nutrientes e vitaminas fortalece o sistema imunológico, previne contra o envelhecimento das células e evita o surgimento de várias doenças.

A ingestão do óleo ajuda a combater inflamações e alivia os sintomas da artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase e lúpus. É também indicado para amenizar manchas na pele, espinhas, acne e eczema. Devido a sua potente ação oxidante evita o surgimento de inflamações e doenças do trato respiratório superior.

Outra vantagem que a Linhaça apresenta é o fortalecimento dos ossos o que pode evitar as doenças reumáticas. Também ajuda a combater os sintomas da TPM e menopausa. Ajuda no controle da glicemia auxiliando na melhora do diabetes, facilita a digestão e melhora o desempenho do intestino.

Aproveite todos os benefícios do Óleo de Linhaça e melhore sua qualidade de vida!