Blog Dicas de Saúde

Os benefícios do Damasco para a saúde

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 01/08/2016

Da mesma família que o pêssego, o Damasco não é muito comum nas compras dos brasileiros. Porém, pode ser uma boa opção olhar para ele com mais carinho. Isso porque a frutinha, também conhecida como Abricó, é constituída de uma série de nutrientes benéficos para a saúde. 

O fruto contêm vitamina A e C, fortalecendo o sistema imunológico. Nos Damascos se encontra o betacaroteno, que é convertida em nosso corpo em vitamina A, da qual precisamos para ter uma boa visão e uma pele saudável.

Os Damascos contêm grande quantidade de pectina e celulose. Estes elementos ajudam na melhora da constipação. A celulose é uma fibra insolúvel e é ótima para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo, ou seja, a fruta ajuda a regular o funcionamento do intestino preguiçoso.

Contêm também grande teor de ferro, eficaz na luta contra a anemia, e ainda uma pequena quantidade de cobre, que ajuda na absorção deste ferro no organismo.

Os Damascos são baixos em calorias, por isso são ótimos complementos para qualquer programa de perda de peso.

Eles contêm apenas 48 calorias para cada 100 gramas.

Trazem muitos benefícios para a saúde das mulheres grávidas, as quais devem consumir o fruto durante a gravidez, uma vez que contêm vitamina A, vitamina C e vitamina E, também, contêm minerais como fósforo, silício, cálcio, ferro e potássio.

Por ser uma excelente fonte de potássio é um alimento importantíssimo na prevenção de câimbras e dores musculares.

Acrescente hoje mesmo o Damasco na sua alimentação!!!