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Os imensos benefícios das amêndoas para a saúde

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 19/10/2016

A amendoeira é uma árvore originária da Ásia Central, e que se cultiva atualmente no sul e em algumas regiões do norte da Europa e em regiões da América do Sul. Seus frutos, as amêndoas, são uma fonte importante de minerais. Seu teor mineral inclui o cálcio, magnésio, potássio, cobre, fósforo e zinco. Curiosamente, esse fruto tão pequeno nos oferece imensas vantagens para a saúde, por isso, adiciona-los à nossa dieta diária é recomendável.

As amêndoas torradas, são ricas em fósforo; cada 100g contém 560mg de fósforo, oferecendo grandes benefícios para o desenvolvimento do cérebro, induzindo a um alto rendimento intelectual. Por esta razão, as amêndoas devem estar presentes na alimentação das crianças, em sua fase de desenvolvimento.

Elas são fonte de manganês, cobre e riboflavina, estes nutrientes ajudam na síntese de energia. Seu consumo frequente ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e colesterol “ruim” ou LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol “bom” ou HDL. 

Por ser um alimento de origem vegetal, a amêndoa não contém colesterol em sua composição.

Por seu alto teor em vitamina E, as amêndoas proporcionam uma dose extra de antioxidantes, desempenhando um papel importante na prevenção de doenças cardíacas.

Por seu alto teor em fibras, as amêndoas facilitam e regulam o trânsito intestinal, evitando assim a prisão de ventre. O consumo de amêndoas deve vir acompanhado da ingestão de muita água para funcionar melhor.

Qual é a dose diária de amêndoas mais recomendada? Especialistas afirmam que aproximadamente 25g por dia, é o recomendado, especialmente para as crianças, por sua riqueza em cálcio e proteínas; para os vegetarianos, por seu teor de ferro e proteínas e para todas aquelas pessoas com colesterol alto, osteoporose, anemia, diabetes e intolerância à lactose.