Blog Dicas de Saúde

Pitaya: uma fruta cheia de benefícios e que emagrece

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 17/11/2016

Da mesma família da famosa Cactinea, a Pitaya possui diversos benefícios, dentre eles, a sua excelente propriedade emagrecedora. É termogênica, contém antocianina que desempenha função antioxidante e tiramina um inibidor de apetite, que mantém a saciedade e diminui a vontade de comer doces.

Ela veio da América Central e conseguiu se espalhar pelo mundo todo, principalmente no Oriente, embora no Brasil seja apenas cultivada em São Paulo.

Muito rica em vitaminas, minerais e oligossacarídeos, a Pitaya ajuda na manutenção da boa saúde. Essa fruta consegue diminuir o colesterol, retardar o envelhecimento celular e ainda regular os níveis de açúcar no sangue.

Um dos benefícios da Pitaya envolve emagrecer

Mas a fruta tem outros benefícios relacionados ao seu poder antioxidante.

A Pitaya além de fortalecer o sistema imunológico, possui um alto teor de fibra, o que significa que ela regula a função intestinal com fibra dietética, reduzindo as chances de doenças como constipação e síndrome do intestino irritável.

Um dos aspectos mais benéficos da Pitaya é a sua capacidade de dar-lhe um impulso no sistema de defesa do seu organismo. Eles procuram ativamente e ajudam a eliminar os radicais livres, subprodutos perigosos do metabolismo celular.

A Pitaya é uma aliada de quem está tentando emagrecer, tem propriedades termogênicas, ou seja, aumenta a queima de calorias. Além disso, são encontradas duas substâncias importantes: glucagon, que dá sensação de saciedade e tiramina, que inibe o apetite, principalmente por doces.