Blog Dicas de Saúde

Própolis: um grande aliado da sua saúde

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 16/06/2017

Muito tem se falado a respeito do Própolis, um poderoso alimento, que estimula o sistema imunológico. Graças à ação antibiótica do própolis, que age protegendo de vírus e bactérias, a colmeia é um dos lugares mais estéreis conhecidos na natureza.

O própolis contém uma grande variedade de elementos: 22 aminoácidos, vitaminas do Complexo B, minerais entre outros. Dentre estes compostos, destacam-se os bioflavonoides. O própolis, em estado bruto, contém 500 vezes mais bioflavonoides que as laranjas, e tem ação antibacteriana e cicatrizante. A ação do própolis se dá graças à ação sinérgica conjunta de todos os seus componentes. Devido a sua composição e propriedades, é recomendado para fortalecer o sistema imunológico, distúrbios da flora intestinal e úlceras gástricas

Pela sua ação antiviral melhora os sintomas da gripe e do herpes, tem ação antirradicais livres, tendo também efeito cicatrizante, auxiliando em queimaduras e regeneração dos tecidos.

É um ótimo biorregulador, refazendo a capacidade de defesa, funcionamento e adaptação do organismo.

São diversos os benefícios apresentados pelo própolis, no entanto ele é mais conhecido pela ação que desempenha na melhora dos sintomas das doenças respiratórias. A manutenção da saúde bucal também pode ser influenciada positivamente pelo própolis.

O nosso sistema imunológico precisa ser constantemente reforçado, pois estamos todos os dias perante agressões ao nosso organismo e à sua estabilidade. Alimentos como o própolis são cada vez mais necessários e cada vez mais recomendados para que estejamos constantemente protegidos.