Blog Dicas de Saúde

Reduzindo seu consumo de sódio com Sal Rosa do Himalaia

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 08/04/2016
Você já ouviu falar sobre o incrível cristal de sal que vem diretamente das montanhas do Himalaia? 
O Sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos de 5 gramas (g) a 6 g de sódio (presente no cloreto de sódio, o sal de cozinha) por dia. Enquanto isso, brasileiros consomem diariamente, em média, 12 g por dia, ou seja, o dobro do aconselhado! 
Muitas vezes, acabamos por consumir mais do que o necessário por nos esquecermos que muitos dos alimentos que consumimos já contêm o sódio em sua composição química (principalmente por ser um ótimo conservante). Quando nos alimentamos, cerca de 75% do sódio total já se encontrava presente no alimento, e ainda assim adicionamos uma pitadinha de sal aqui e outra ali. 
Mas a visão de que o sal é apenas um vilão é um mito. Ele é essencial à nossa saúde e alimentação, atuando no equilíbrio da água de nosso corpo e na entrada e saída de nutrientes e de outras substâncias de nossas células, sendo indispensável para a nossa saúde e para o bom funcionamento do organismo. Além disso, o sódio também controla funções vitais, como os batimentos cardíacos, contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos. 
O Sal Rosa do Himalaia possui um poder maior de acentuar o sabor dos alimentos, ativando as papilas gustativas mais eficientemente que o sal de cozinha. Além disso, apesar de ser vendido por um custo muito mais elevado que o sal convencional, é necessária uma menor quantidade de sal do Himalaia para salgar a comida.
Além dos benefícios citados anteriormente, ele é também vantajoso para quem necessita reduzir o consumo de sódio em sua dieta, pois um mesmo volume de sal de cozinha e de Sal do Himalaia, quando comparados, apresentam porções diferentes de sódio em sua composição:
1 colher de chá de sal de cozinha comum tem aproximadamente 1500 mg de sódio;
1 colher de chá de sal do Himalaia tem aproximadamente 480 mg de sódio.
Inclua na sua alimentação o poderoso Sal Rosa do Himalaia e aproveite todos os seus benefícios.