Blog Dicas de Saúde

Sintomas da deficiência de Cálcio

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 24/05/2017

Os sintomas da deficiência de cálcio se refletem principalmente na fraqueza dos ossos, que dão origem à osteoporose. O cálcio é um mineral vital que o nosso corpo usa para estabilizar a pressão arterial, construir ossos e dentes fortes, regular os ritmos cardíacos, melhorar as contrações musculares e até na coagulação sanguínea. Além disso, todos devemos consumir a quantidade recomendada de cálcio por dia, através dos alimentos ricos em cálcio como gergelim, quinua e amaranto ou por suplementação em cápsulas.

Com o passar dos anos, os ossos começam a "afinar", aumentando a sua necessidade diária de cálcio. Entre os sintomas da deficiência de cálcio destacam-se: dores e cãibras musculares, irritabilidade, nervosismo, ossos fracos, cólicas menstruais, unhas fracas, perda da memória, dores, depressão, artrite crônica, dormência e formigamento nas extremidades e dores de cabeça.

Outros problemas de saúde são causados pela deficiência de cálcio e muitas vezes não são detectados facilmente, como problemas de sono. Estudos realizados com animais mostraram que a insônia impede a formação de ossos novos. Isso acontece, pois os níveis de cálcio aumentam e diminuem enquanto dormimos, e sua elevação acontece durante um sono profundo.

A dificuldade em perder peso também pode ser associada à carência de cálcio. De acordo com algumas pesquisas, o cálcio armazenado nas células de gordura auxilia no armazenamento e processamento da mesma no corpo, ou seja, células de gordura com mais cálcio queimam mais calorias, resultando em uma maior perda de peso.

Portanto, constatamos que esse mineral é muito importante para o nosso organismo. Na Mais Natural você encontra diversos produtos naturais para suprir a quantidade diária de cálcio necessária ao seu organismo.