Blog Dicas de Saúde

Tapioca: a grande aliada da dieta

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 04/12/2015
A Tapioca é mais saudável que o pão, livre de glúten e ideal para garantir a saciedade. A iguaria, típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil, vem ganhando cada vez mais espaço e tem sido a opção de muitas pessoas que querem perder peso.
Ela é feita com a fécula da mandioca, substância farinácea fina extraída de raízes tuberculosas, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca). É parecida com uma panqueca, também conhecida como beiju.
Como a tapioca é feita à base de polvilho e água, podem ser adicionados diversos recheios, fazendo dela um alimento prático e saboroso. Por não conter muitas calorias é um alimento mais leve e fácil de ser digerido.
São inúmeras as razões para incluir a tapioca na sua alimentação:
Prática: Basta apenas polvilhar em um recipiente e quando aquecida, já está pronta.
Versátil: Permite diversos tipos de recheios e sabores. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.
Substitui o pão: Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.
Não contém glúten: Por ser feita a partir da mandioca, favorece na redução dos efeitos colaterais presentes no glúten e a quem tem incompatibilidade a ele.
Tem pouca caloria: 50g de tapioca corresponde à metade das calorias de duas fatias de pão.
Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino: Por ser digerida mais rápido, fornece energias mais rapidamente para o corpo, ideal durante a prática do exercício físico e também como recuperação rápida de energia no pós-treino.
Baixo teor de sódio: Tem menos teor de sódio do que alimentos industrializados, como pães e biscoitos.
Livre de gorduras e açúcar: Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, não possui açúcar e nem gorduras.
Você já imaginava todos esses benefícios da tapioca para a boa forma e saúde? Então seja você também um adepto deste alimento, inclua em sua alimentação e aproveite todos os seus benefícios.