Blog Dicas de Saúde

Tempere com saúde: conheça opções para diminuir o uso do sal



Publicado em 01/02/2021

Quem não gosta de uma comida bem temperada? Mas, sabemos que não dá pra exagerarmos no sal na hora de preparar as receitas, não é mesmo?

Uma das formas de prevenir o consumo excessivo de sal e as doenças causadas por ele é fazendo pequenas mudanças no dia a dia e principalmente na alimentação, por isso é preciso adotar hábitos mais saudáveis. Muitos alimentos ultra processados, contém alta quantidade de sódio como embutidos, enlatados, biscoitos salgados, maionese, alimentos em conserva, sopas e temperos prontos.

De maneira nenhuma o sal é nosso inimigo. Ele é fonte de iodo e sua falta pode causar o bócio, mas em excesso pode causar aumento da pressão arterial e nos prejudicar no futuro. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5 gramas ao dia por adulto saudável, estimativas indicam um consumo médio de 12 gramas de sal ao dia na população brasileira.

Inovar e experimentar novas especiarias é preciso para deixar nossas refeições mais saudáveis e nutritivas; e pode ser substituído o sal por temperos naturais, como cebola, pimenta, mostarda, alho, salsa, cebolinha, orégano, coentro, cheiro verde, cebola desidratada, alecrim, limão, hortelã e muitos outros. Outra boa opção é fazer uma mistura destas plantas, e na Mais Natural você vai encontrar diversas misturas prontas e muitas já famosas como: Tempero do Chef, tempero Edu Guedes, tempero baiano, tempero Ana Maria, tempero Lemon Pepper, tempero Gaúcho entre outras opções.

Temperos naturais você encontra na Mais Natural!!!