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Vitamina D: seus benefícios para o corpo e a mente

Sandra C. Marasca Martini
Farmacêutica Bioquímica, Especialista em Saúde Coletiva.
Publicado em 15/02/2017

Você já teve algum momento de cansaço e pensou que poderia ser por falta de vitaminas? Essa é só uma mostra da importância desses micronutrientes na nossa vida. A falta da vitamina D, por exemplo, pode causar problemas como: artrite reumatoide, asma, autismo, depressão, esquizofrenia, fragilidade óssea, como a osteomalacia e o raquitismo; fraqueza muscular, osteoporose, pressão alta, problemas cardiovasculares.

Embora seja obtida por meio da alimentação, a vitamina D é sintetizada pelo sol. Mas, com o uso prolongado (e necessário) de protetor solar, a barreira criada por ele na pele poder deixar nosso corpo carente dela, que é vital para o bom funcionamento dos ossos e da mente.

Para ser absorvida da maneira correta, essa vitamina precisa de contato direto da pele com os raios solares, sem obstáculos. O ideal, recomendam os especialistas, é 15 minutos de exposição solar sem protetor, diariamente, até às 10h ou após as 17h.

Apesar de alimentação adequada e aquele solzinho na hora certa serem complementares, é este último quem garante entre 80 e 90% da síntese de vitamina D para nosso organismo.

A vitamina D ajuda a manter o tecido ósseo e atua fortemente no sistema imunológico, sendo bastante útil no tratamento de enfermidades autoimunes. Como participa do processo de diferenciação das células, sua falta favorece 17 tipos de câncer. Essa vitamina age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas, como a Síndrome Metabólica.

A insuficiência desse micronutriente nas gestantes pode causar abortos no primeiro trimestre e, no final da gravidez, pré-eclâmpsia.

É, mas apesar de ser extremamente importante, cerca de 80% das pessoas que moram no ambiente urbano não ingerem níveis adequados dessa substância. Deixe sua vitamina D em dia. Comece agora mesma a suplementação.